Modelos de Pranchas de surf para Iniciantes.

Aos surfistas iniciantes, existe um grande cuidado para escolher a primeira prancha de surf, pois se a escolha for errada, a frustração poderá ser grande e o surfista acabar desistindo do esporte, antes mesmo de “começar”.

Existem diversos itens que devem ser considerados na primeira compra, como: Peso, altura, condicionamento físico, frequência que irá praticar, suas dificuldades e seus objetivos no esporte, entre outros itens.

Com base no perfil do surfista o shaper irá indicar o modelo mais adequado.

Como vamos discutir os modelos de pranchas para surfistas iniciantes, antes de nomea-los, vamos entender um pouco sobre design e as medidas básicas das pranchas de surf, lembrando que as medidas são em “pés” e “polegadas”: 1 pé é igual a 12 polegadas; e 1 polegada pode ser fracionada, normalmente em 16 partes (1/16, 1/8, 3/16, 1/4, 5/16, 3/8, 7/16, 1/2, 9/16, 5/8, 11/16, 3/4, 13/16, 7/8, 15/16, 1).

As medidas básicas de um prancha de surf são:

Tamanho: é o comprimento da prancha, medido da ponta (rabeta) até a outra extremidade (bico), podendo variar normalmente de 5 a 10 pés. Exemplo: Uma prancha tamanho 6’1, ela possui 6 pés e 1 polegada de tamanho.

Largura: a parte mais larga da prancha, normalmente no meio dela, varia entre 18 a 24 polegadas. 

Flutuação: A parte mais espessa da prancha, é medida na longarina e não na borda como muitos penssam, a medida varia entre 2 a 3 1/2 polegadas.

Volume/Litragem: é o espaço cúbico que uma prancha ocupa,  se nos enchermos uma prancha de surf com “água”, quantos litros caberiam dentro dela, e com a combinação do tamanho, largura, flutuação e o design teremos o volume. Hoje essa medida é feita através de software 3D.

Dica sobre design básico das pranchas de surf para iniciantes:

Pranchas que possuem o bico mais largo (arredondado), possuem mais facilidade para remar e entrar na onda, porém sem tornam um pouco menos manobrável quando comparado com as pranchas de bico mais estreito.

Uma medida de muita importância nas pranchas de surf é o Volume que uma prancha possui, , e este é um ótimo parâmetro de medida para os iniciantes, pois o volume de uma prancha está relacionado diretamente ao peso do surfista, nível de habilidade e as condiçõe.

Claro, não escolha a prancha apenas pelo Volume, todas as medidas são extremamente importantes, em combinação com o design da prancha e a proposta que o modelo oferece.

Dica, ao se deparar com tabelas de volume pela internet,  aumente muito mais do que estará indicado para você que esta começando.

Fizemos uma lista dos nossos modelos que indicamos na maioria das vezes aos surfistas iniciantes, lembrando que, ao avaliarmos individualmente cada perfil e com nossa conversa, chegamos ao modelo apropriado e fabricamos com as melhores medidas.  

Longboard Clássico

Uma das pranchas mais fáceis para começar, porque possui todas as medidas bem robustas e um alto volume, ou seja, a prancha flutua muito mais e é grande de tamanho, tem bastante estabilidade, conforto para ficar de pé e remar na onda. 

Indicamos esse modelo para pessoas mais pesadas e/ou que gostam do estilo de surf do Longboard Clássico, curvas mais abertas, manobras de caminhada, tradicional do modelo. Porém,  existe um problema que nem todos os surfistas possuem um local para guardar ou até mesmo transportar o Longboard.

Medidas Padrões: Tamanho entre 9 a 10 pés; Largura entre 23″ a 24″; flutuação entre 3 a 3 1/2; volume acima de 70L.

Funboard

Modelo muito conhecido pelos iniciantes, a “prancha” que fica entre um longboard e uma pranchinha convencional, possui boa área por toda prancha garantindo um ótimo volume.  

Este modelo atende diversos perfis de surfista e acaba sendo uma das melhores pranchas para começar a surfar.

Medidas Padrões: Tamanho entre 7 a 8 pés; Largura entre 21″ a 23″; flutuação entre 2 1/2 a 3″; volume acima de 45L.

Prancha Evolution

Modelo muito parecido com o Funboard, porém em seu design possui menos área de bico, o que traz mais maleabilidade e perde na remada e entrada da onda.

Medidas Padrões: Tamanho entre 7 a 8 pés; Largura entre 21″ a 23″; flutuação entre 2 1/2 a 3″; volume acima de 45L.

Prancha Mini Tank

O modelo Mini Tank vem ganhando bastante espaço no mercado, tanto para os surfistas experientes quanto para os iniciantes e se tornou a prancha mais vendida aqui de nossa loja,  e vamos entender o por que dessa escolha.

Medidas Padrões: além do design ser muito parecido com os Longboards, seu tamanho varia de 6’0 até 7’0, largura de 21′ até 23′ e flutuação de 2 1/2 até 3”. 

Essas medidas combinadas com o  seu design traz uma prancha com bastante volume que garante o conforto na remada e entrada da onda, principalmente a largura do meio para o bico (bico mais arredondado), item crucial para os iniciantes que querem uma prancha com grande facilidade no aprendizado, e outro item é o seu tamanho que é bem menor que um longboard ou funboard, justamente pela facilidade no transporte e a onde “guardar” .

Para os surfistas mais experientes, temos uma prancha com um ótimo conforto de remada e entrada na onda e uma prancha muito mais versátil para as manobras comparado com um longboard, no qual exige muito mais técnica para fazer curvas e manobras.

Shortboard Big Moon

Modelo com design de pranchinha, porém com todas as medidas bem robustas, boa largura e flutuação por toda a prancha, indicamos para os surfistas que querem no futuro próximo já fazer uma transição para uma pranchinha de performance.

Medidas Padrões: Tamanho entre 6 a 7 pés; Largura entre 21″ a 23″; flutuação entre 2 1/2 a 3″; volume acima de 40L.

ALOHA